Criar conteúdo para as redes sociais, independente se você é redator publicitário, jornalista, professor de português ou nenhuma das alternativas anteriores, sempre será um desafio e exige ampla dedicação e estudo.
Portanto, nesse artigo vamos tentar explicar, de forma introdutória, como desenvolver uma boa estratégia de conteúdo para os seus clientes.

  • Pesquise e tenha boas referências.

Antes de colocar a mão na massa, por mais ansioso e empolgado que você esteja, é preciso pesquisar muito. Estude o seu cliente, entenda o público para o qual escreverá e o seu comportamento. Monitore a concorrência e suas estratégias, pois também são excelentes referências. Esses são alguns ingredientes fundamentais para o bolo do conteúdo eficiente.

  • Colocando a mão na massa.

Agora que você entendeu a importância de um bom conteúdo, pesquisou, se aprofundou e construiu uma base sólida com referências que podem contribuir qualitativamente para a sua criação, é hora de praticar.
Pense numa estratégia 80×20. Essa é uma regra antiga, mas eficiente nas redes sociais.
Quero dizer que apenas 20% dos seus textos devem ser focados na venda de produtos ou divulgação direta da empresa. Os outros 80% devem ser conteúdos relevantes, úteis na rotina dos clientes e, principalmente, compartilháveis.
Que tipo de conteúdo sua tia, caso fosse seguidora da página em questão, ficaria feliz em ler?

  • Exemplo de conteúdo.

Se você administra um salão de beleza, seria interessante desenvolver textos pós salão.
Por exemplo:
“3 maneiras de manter seu cabelo lindo após uma chapinha.”
“Não escolha um salão pelo preço, mas pela qualidade e cuide da sua saúde.”
“Tutorial: aprenda a fazer uma super hidratação sem sair de casa”

Viu só? Assim você estará contribuindo com a qualidade de vida dos seus clientes e, naturalmente, construindo um bom relacionamento.

  • Por hoje é isso.

Crie uma linha editorial adequada, faça testes, leia bastante sobre a área do cliente e tenha muitas referências de qualidade. Essa é, inicialmente, a melhor maneira de gerar conteúdo relevante. Seu cliente agradece, os resultados aparecem e todo mundo fica feliz.

  • Extra

Cada rede social é particular e exige um estudo separado.
O público daqui não é, necessariamente, o público de lá. São linguagens diferentes.
Não existe regra fixa quando se trata de horário para postagem, ok?
Tudo é relativo e depende do seu público.
Gostou? Compartilha com os amigos que também precisam desse toque.