Descobrir o melhor caminho para chegar ao público-alvo e aproveitar, de modo otimizado, o orçamento disponível, são ações que costumam causar dúvidas entre as empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte.
Apesar de haver uma variedade interessante de canais para veicular sua mensagem, nem sempre os responsáveis por essas marcas fazem a escolha certa e o que seria um investimento torna-se um prejuízo – algo que você, certamente, não possui interesse. A solução para essa equação é um bom planejamento de mídia!

Um dos fatores fundamentais na criação do planejamento de mídia é o público-alvo, já que é com base nele que você determinará o canal em que seus anúncios, sejam on ou off-line, serão veiculados.
Seu público está nas redes sociais? Sua empresa precisa estar lá. Seu público está na rua, é desapegado dos meios digitais? Sua empresa precisa estar lá.

Compreenda que estar lá é diferente de correr atrás e ser desagradável com as pessoas, utilizando técnicas ultrapassadas de interrupção. A população não curte mais interrupções, durante uma atividade agradável, feitas por um anúncio de produto. Mesmo que seja do seu interesse, eles tendem a ignorar.

Outro aspecto para considerar é a linguagem. Por exemplo: suponhamos que meu público tenha um histórico favorável ao contato telefônico. Aqui eu tenho uma oportunidade, podendo elaborar um anúncio focado em dispositivos móveis. Quando houver um clique, ao invés de direcionar para uma página de redes sociais ou site, posso programar para que aconteça uma ligação para a central de vendas. Essa estratégia, se bem aplicada, torna evidente que o direcionamento correto do anúncio é a chave para o sucesso do mesmo.
Para que tudo isso aconteça de forma efetiva é necessário segmentar de maneira inteligente o seu anúncio, pois vivemos em um momento de nichos, e os velhos ‘’tiros para todos os lados’’ já não surtem tanto efeito assim – mas ainda acontecem bastante, infelizmente.

Percebemos, no mercado atual, diversas empresas querendo seu lugar ao sol, mas desconsiderando maneiras sustentáveis de chegar – e se manter – lá, pois nada adianta alcançar seus objetivos num dia e ver tudo cair por terra no outro. Como citamos no início desse artigo: a solução para essa equação é um bom planejamento de mídia!

Independente do seu orçamento para publicidade, o melhor a fazer é sentar com sua equipe interna e elaborar um planejamento de mídia. É claro que podem ocorrer falhas, equívocos e dúvidas sobre as chances de sucesso desse investimento, é normal. Nesse ramo tudo funciona na base dos testes, mas quando você testar e vir que não funcionou, entenda que é hora de recomeçar, sem insistir no erro, mas sem desistir! Seu ego não deve ganhar espaço quando o assunto é o sucesso da marca.

Caso sua empresa não possua um setor específico para realização dessa tarefa, ou a alta quantidade de demandas impeça que a mesma seja realizada, é interessante recorrer a uma agência qualificada e apresentar seus objetivos.

É preciso compreender o mercado, estudar o púbico ao qual pretende chegar e buscar, em conjunto, as melhores alternativas para essa realização. Estamos falando do seu patrimônio, algo que provavelmente levou anos para construir e nada mais justo do que contar com profissionais qualificados e dispostos a contribuir com o sucesso almejado por você. Estamos nessa juntos!