O universo de armazenamentos de dados está passando por uma revolução. Se de um lado os fornecedores estão buscando por melhorias e soluções pras necessidades atuais, de outro lado as exigências e demandas continuam crescendo. Os usuários querem ser capazes de acessar seus arquivos novos e antigos onde quer que estejam e em qualquer hora, e o Google Drive e Dropbox são as ferramentas mais utilizadas atualmente, porém marcam apenas o primeiro passo dessa evolução.

img facebook nuvens

Você já se perguntou onde tudo isso vai parar e qual seria o futuro dos armazenamentos em nuvem?
Especula-se que esse ano de 2015 será o ano da TI. As empresas de tecnologia estão cada vez mais empenhadas em utilizar e desenvolver sistemas de Cloud Computing (computação em nuvem), devido à praticidade e facilidade desse tipo de serviço e da imensa possibilidade de expansão. No entanto, quando pensamos no futuro dessa forma de armazenamento nos vêm a preocupação com a segurança e o tempo de acessibilidade aos dados ali dispostos. Autoridades no assunto afirmam que não há motivos para desespero. Em contrapartida a essas vulnerabilidades, diversas empresas de tecnologia estão se unindo em uma aliança chamada “Open Data Center Allience”, com a intenção de definir padrões específicos para a computação em nuvem, proporcionando mais segurança e confiança aos usuários e empresas.

Sabemos que tudo o que vimos até agora foi apena o começo, e muitas melhorias e novidades estão por vir. Na Qualé Digital, pelo pioneirismo imposto desde nossa fundação em relação às novas tecnologias, usamos a computação nas nuvens há alguns anos como agência digital. Os resultados e vantagens para nós, como agência digital, foram muito bem avaliados internamente e contribuíram com o ganho de tempo nas atividades desenvolvidas pela equipe. Aguardamos as novidades para melhorar a eficácia!