Em agosto o Google comprou o site Like.com por US$ 100 milhões. Na época, muitos poucos compreenderam o real motivo da aquisição.

Ontem a empresa revelou o motivo da compra, ao lançar no mercado o Boutiques.com.

O Boutiques é uma experiência de compras personalizadas, que permite encontrar e descobrir artigos de moda através de um conjunto de lojas divididas por temas. Ela utiliza a tecnologia visual para ajudar a descobrir a loja certa para você e cria a oportunidade para designers mostrarem suas coleções online.

O site pode criar uma loja personalizada do usuário. Caso queira comprar algo online clicando em uma peça de roupa, ele será enviado para sites de terceiros, onde a peça poderá ser adquirida.

Para começar, basta criar uma conta no Boutiques.com para que a página possa armazenar suas preferências em roupas. Logo depois, você começa a criar sua coleção pessoal escolhendo as peças por gêneros como calças, tops, saias, sapatos e assim por diante. O usuário pode ensinar o site a respeito das roupas que gosta. É possível vasculhar o site, marcando cada item de vestuário com os botões Love e Hate. A partir destes botões, o site monta um perfil sobre quais tipos de roupas o usuário prefere e itens sugeridos começam a surgir em sua boutique pessoal.

Além dos botões Love/Hate, há ainda botões para Salvar e Compartilhar, o site também usa um recurso de Twitter que permite que o usuário coloque as últimas novidades na boutique de um amigo ou de uma celebridade, por meio de um feed de notícias. Você também pode deixar comentários nas boutiques de outras pessoas.

Por enquanto, o Boutiques.com está disponível apenas nos EUA e para mulheres que trabalham na área de Moda. Existem planos do Google para expandir o site em um futuro próximo.

Quer saber como funciona a brincadeira? Clique play no vídeo abaixo.