Hoje vamos falar sobre um tema conhecido, mas que muitas empresas ainda ignoram: SEO.

Trata-se de uma ferramenta grandiosa no que diz respeito ao bom posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca da internet e ignorá-la pode custar caro.

Vamos revisar:

SEO pode ser definido da seguinte maneira: “Search Engine Optimization” e em tradução livre significa: otimização de sites para mecanismos de busca. (Google, Yahoo, etc.)
Trata-se, basicamente, de uma estratégia que organiza seu site para que os buscadores o classifiquem como uma fonte de conteúdo relevante sobre um determinado assunto. Dessa maneira, quando o usuário realiza uma busca no Google, por exemplo, o site da sua empresa ganha destaque com relação aos outros que não adotam estratégias de otimização.
Com uma grande fatia dos internautas brasileiros pesquisando de forma recorrente sobre produtos, serviços e informações, inserir o site da sua empresa nas primeiras páginas da busca do Google é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Segundo informações da FGV-SP, no ano de 2016, o número de smartphones no Brasil chegou a 168 milhões. O que significa muita gente conectada, realizando buscas virtuais de informações, serviços e produtos. Se sua empresa não estiver lá, está perdendo uma boa oportunidade de negócio.

Como aplicar estratégias de SEO

Podemos citar nesse primeiro momento duas formas de utilizar SEO:

patrocinada e orgânica.

A primeira é através de links patrocinados, onde o site da sua empresa ganha destaque nas primeiras posições da página de busca. É fácil identificar quando uma empresa está patrocinando, pois, a palavra ‘anúncio’ ganha destaque.

A outra maneira, embora exija mais tempo e muita dedicação, é bastante eficiente, pois envolve estudos do índice de pesquisa dos internautas (palavras-chave), com elaboração de conteúdo adequado ao seu público-alvo e outras formas de otimização, como oferecer conteúdo relevante/solução de problemas. O Google costuma dar grande destaque para estratégias orgânicas que ofereçam uma boa experiência ao usuário.
Embora a primeira opção (link patrocinado) ofereça um resultado a curto prazo e pareça mais fácil de realizar, é importante destacar que os links patrocinados tendem, salvo exceções, a ter menos visibilidade comparadas aos resultados naturais da pesquisa, uma vez que boa parte dos internautas ignora os resultados pagos, sabendo que se trata de propaganda.
Nossa sugestão é que sua empresa escolha atuar com as duas opções, pois são complementares e levam ao mesmo destino: visibilidade.
Caso precise tirar alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe. A Qualé Digital possui um time preparado para orientar você e, em parceria com a sua empresa, traçar estratégias eficazes para atender suas demandas de forma sustentável e consolidar bons resultados.

Até mais!