seth godin II

Nesta segunda parte da publicação sobre Marketing de Conteúdo, vamos conferir mais três lições que o tio Seth Godin tem pra nos dizer sobre o assunto. As duas primeiras já foram publicadas na semana passada, e você pode conferi-la neste link: – 1) Comunique, mas sem excessos; e 2) Mantenha os leads aquecidos;

3) Espalhe suas Ideias

O que nós estamo fazendo neste momento, ou seja, disseminar as ideias de Marketing de Conteúdo do Seth Godin, é exatamente o que ele diz sobre isso: “As pessoas que espalham suas ideias, seja quem for, vencem”.

Mas tem um detalhe por trás de toda ideia pulverizada na internet, em todo website, em todo conteúdo sobre qualquer coisa que é elementar para que as ideias alcancem o chamado Buzz (rumor) necessário para se espalhar, não sem a ajuda dos “contaminadores” – neste caso, esta mesma coluna da Qualé Digital no Acontecendo Aqui: uma mensagem relevante.

4) Sussurrar para Poucos

Ao invés de impor uma autoridade, as marcas e os empreendedores precisam segurar a ansiedade, e entender que  mesmo as coisas sendo aceleradas na web, a autoridade precisa ser reconhecida lentamente, ou usando as palavras do Seth: sussurrar para poucos.

Agora experimente criar conteúdos sobre a sua visão de mundo, de mercado, além da relação marca/consumidor, para ver quão mais atraente se torna a mensagem.

5) Conteúdo = Relevância

Já que a relevância é o principal aspecto de qualquer conteúdo, você não vai ficar surpreso se nós dissermos que nem todo post no blog do Seth Godin (http://sethgodin.typepad.com) é otimizado. E olha que o cara liderou umas das primeiras companhias de marketing digital, chamada Yoyodyne, adquirida pela Yahoo!, isto é, de SEO ele entende. Uma explicação seria dizer que Seth se preocupa mais com o objetivo do conteúdo x audiência, do que com qualquer outra coisa. Humanizar a mensagem é mais importante do que se prender às palavras-chaves. Ou talvez ele tenha se esquecido mesmo 🙂