As mídias sociais sempre foram impulsionadas pela vontade que os seres humanos têm de falar de si mesmos. As diversas redes sociais oferecem uma maneira muito eficaz para que nossos amigos, familiares e o mundo inteiro fiquem sabendo de nossas realizações, ideologias e pensamentos. É a materialização dos 15 minutos de fama dos quais Andy Warhol falava. Cada vez mais, essas redes estão percebendo o verdadeiro alcance dessa frase e como usar esse conceito para vantagem delas.

Nas últimas semanas, o Linkedin provou que sabe disso. Com o motivo oficial de parabenizar os perfis mais vistos no ano, a rede enviou e-mails para 10% de seus usuários, os informando de sua realização.

Você deve estar se perguntando: ok, mas o que eles ganharam com isso? Acontece que dentro de cada e-mail enviado estava também uma ferramenta de compartilhamento do Twitter, para que cada um dos destinatários pudesse divulgar sua façanha.

O resultado? Com 200 milhões de cadastrados, o Linkedin enviou o e-mail para 20 milhões de seus usuários, garantindo uma grande divulgação de seu nome e milhões de tweets postados. Em poucas palavras: propaganda grátis.

O que na superfície parecia uma homenagem, na verdade, foi uma grande jogada de marketing, criada para marcar o fato de ter alcançado a marca de 200 milhões de membros, executada com maestria. Em um Top of Mind para redes sociais, o Linkedin poderia, hoje, se considerar um dos favoritos.