Quando falamos sobre ‘gerenciar redes sociais’, logo taxamos como fator principal a geração de conteúdo. Porém, muitos profissionais e empresas se esquecem que a geração de conteúdo depende primordialmente de um bom monitoramento das mídias. Tanto para pré-produção como para a pós.

Esse sistema funciona em ciclos, e através do monitoramento das redes sociais você conseguirá filtrar o que estão falando sobre a sua marca, como está a imagem da sua empresa nas mídias e qual a necessidade do seu cliente. E com base nos filtros poderá criar um conteúdo mais relevante e engajado.

monitoramento post02

Mas somente monitorar não é o suficiente, é necessário profissionais que saibam interpretar e tomar decisões diante dos dados alcançados. Preste atenção em alguns pontos como:

1. Críticas
Quanto mais cedo identificar essas conversas e comentários críticos, significa ter uma chance maior para mostrar como sua empresa é sensível. A reclamação é uma oportunidade para demonstrar as habilidades de resolução de problemas e, quem sabe, impressionar o consumidor com um grande serviço prestado ao cliente e assim gerar alguns posts positivos sobre como você resolveu tal situação.

2. Elogios
Elogios postados em mídias sociais podem se manifestar de várias formas – como uma experiência que o cliente teve com seu produto ou serviço, por exemplo. Encontrar esses elogios é uma ótima oportunidade para posicionar-se e saber quem são os entusiastas de sua marca.

3. Desejo
As recomendações são inerentes à mídia social, quando alguém está prestes a fazer uma compra quase sempre tenta obter informações online. Essas situações oferecem uma oportunidade para fazer uma oferta ou uma demonstração gratuita, através de remarket por exemplo. Um belo exemplo é o da Mentos, onde descobriram através do monitoramento que as mulheres grávidas mastigavam o chiclete para aliviar enjoos matinais. Agora a empresa está considerando ações de marketing para mulheres grávidas e blogs para as “mamães”.

4. Antecipar tendências
O monitoramento da mídia social é uma ótima maneira de ganhar uma vantagem competitiva. Também é valioso para o planejamento de movimentos futuros, seja no marketing ou em processos internos. Descobrir tendências hoje pode fazer toda a diferença amanhã.

5. Identificar influenciadores
Muitas vezes, um post de uma pessoa influente nas mídias digitais pode aparecer com destaque nos resultados de pesquisa do Google, afetando assim os pontos de vista de um maior número de clientes em potencial. Saber quem são esses influenciadores e quais são as opiniões sobre sua marca ajudam a determinar que medidas devem ser tomadas.

6. Gerenciar crises
Quando se sabe o que atingiu o ventilador, surge a oportunidade de reagir imediatamente. Por isso, o monitoramento em tempo real das mídias sociais é tão importante. Muito antes de uma notícia chegar aos meios tradicionais, ela já está fazendo o seu caminho através da mídia social.

7. Auditoria
A marca é o que dizem e não o que o marketing determina. Ao analisar a mídia social, uma empresa ou agência pode identificar o sentimento em relação a uma marca, determinar quais palavras são comumentes associadas a ela, descobrir quais sites são defensores e quais elementos de mídias sociais contêm mais discussão. Ao isolar sites, a auditoria pode ajudar a identificar oportunidades de colocação de anúncios para atingir um público mais valioso e mais engajado.

monitoramento post01

A Qualé Digital realiza um minucioso moniteramento para os seus clientes, são eles QualéScanning por Termos, QualéScanning por Geolocalização e QualéScanning Clipping. Clique aqui e conheça mais sobre os trabalhos realizados.

Fonte: Blog do Curso de e-Commerce