É completamente embaraçoso observar a nova geração – e infelizmente algumas figuras ‘da antiga’ – caindo nas armadilhas da solução fácil vendida por marcas de autoajuda.

Está ficando arriscado caminhar nas ruas do mundo digital, principalmente com a criação de uma cultura em que a propagação de mentiras, ilusões e propostas de sucesso num curto período de tempo são exaltadas, curtidas e compartilhadas.
Marcas de autoajuda, segundo um amigo costuma mencionar, são aquelas empresas que só ajudam a si mesmas. Promovem suas empresas, inflam seus egos, mas não servem aos seguidores que anseiam por uma luz no fim do túnel. É óbvio que não existe almoço grátis, mas a proposta de hoje é questionar a era da propaganda enganosa.

Você conhece alguma empresa de autoajuda?

Teoria: uma hora de vídeo com conteúdo relevante.
Prática: dez minutos de ‘conteúdo relevante’ e os outros cinquenta focados exclusivamente em vender a própria ferramenta ou de parceiros, sendo que o conteúdo compartilhado por eles é facilmente encontrado com 2 cliques no google de forma muito mais embasada e sem jabá.

Sabe o que é pior? São ‘grandes’ marcas que promovem eventos ‘espetaculares’ e reúnem profissionais ‘renomados’ no meio em que atuam.
Você investe um valor considerável para assistir palestras, dentro desse grandioso evento, sobre um curso que esses camaradas pretendem comercializar na sequência.

O público fica para depois.

Não procuram ser úteis de verdade, não dão a mínima para o pepino que o Zezinho precisa resolver. Ele, infelizmente, está em último plano na pirâmide desses caras.

Quantas foram as palestras promovidas por ‘gurus’ da comunicação que você teve o desprazer de frequentar? Saiu de lá com o sentimento de desperdício de tempo? Bem-vindo à era da propaganda enganosa.
Os reflexos dessa crescente proliferação de mentiras estão na degradação da comunicação, nas sequelas irreparáveis da nova geração que não sabe lidar com isso de forma madura e resiliente, e no trauma que ficará por muito, mas muito tempo.
Depois de ser enganado diversas vezes, você custa a acreditar que a resposta, por mais alcançável que pareça, realmente está ali.
E não se iluda ao pensar “que bom para minha empresa, assim eles se prejudicam sozinhos”. Os resquícios afetam o seu negócio também.

Como lidar com essa crise?