Quando o “The CMO Survey”, uma pesquisa sobre tendências do Marketing para os próximos anos realizada pela Duke University cai na rede, não há profissional de marketing que resista em dar uma espiadinha nos números.

Como já era previsto pelo mercado mesmo sem necessidade de pesquisa, a publicidade tradicional em mídias impressas cai 1,1% até fevereiro de 2016. Já o Marketing Digital, digamos, é a bola da vez – também não nos supreende. Portanto:

> até 2016, a procura por serviços como criação de sites,  links patrocinados e publicidade digital, vai crescer 14,7%;

> até 2018, triplicarão os investimentos em publicidade mobile – atualmente representa 3,2% do total dos investimentos em Marketing das empresas;

> até 2020, as redes sociais, representadas por serviços como o Facebook Marketing, vão crescer 22,4%;

Ao contrário do que já ouvimos antes por expressões como “a bolha da internet”, podemos concluir que o crescimento do Marketing Digital no mundo tem acontecido de forma gradual e constante. Isso nos indica que o terreno para a comunicação online é além de fértil, seguro. Isso vale tanto para as grandes empresas, que almejam estar presentes em todas as plataformas, como para as pequenas, que podem ir mais longe com o mesmo investimento que faziam em publicidade tradicional.